Vários cantores, entre eles a dupla sertaneja Tonico e Tinoco, gravaram uma música de autoria de Teddy Vieira e Palmeira que se chama "Couro de Boi". A letra conta a história de um pai, idoso, que é expulso da casa de seu filho, com apenas um pedaço de couro curtido para se proteger do frio, porque sua nora não aceitava sua presença, e seu neto vendo aquela cena, corre atrás de seu avô e lhe pede um pedaço do couro, e explica que é para dar a seu pai quando este também estiver velho... (você pode ver a letra e ouvir a música no link :http://www.vagalume.com.br/tonico-e-tinoco/couro-de-boi.html#ixzz2KpIPXzv7
Levantei essa questão em virtude de um fato que ocorre em nossos transportes coletivos. Muitas vezes com o ônibus lotado na volta do trabalho, ninguém cede o lugar a uma pessoa mais velha que tem mais dificuldade em manter-se de pé nas curvas da cidade.
Sobre os idosos e o transporte coletivo, analise as assertivas abaixo:
I- Aos maiores de 65 (sessenta e cinco) anos é assegurada a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semi-urbanos.
II - A palavra preferencialmente é um advérbio e quer dizer que há preferência, logo, os assentos reservados preferencialmente aos idosos podem ser usados por pessoas mais jovens mesmo quando há idosos no coletivo.
III - Nos veículos de transporte coletivo devem ser reservados 10% (dez por cento) dos assentos para os idosos, devidamente identificados com a placa de reservado preferencialmente para idosos.
IV- Ceder o lugar em um transporte coletivo além de ser uma atitude cidadã é uma atitude ética.
Pode-se dizer que estão corretas as assertivas contidas em: